segunda-feira, 23 de maio de 2011

Plantel 2011/12: Médio-defensivo

      Nos últimos dias temos dado a nossa opinião sobre saídas, empréstimos e reforços de modo a construir um grande plantel para a próxima temporada. Após abordarmos a posição de guarda-redes, defesa-central e defesa-esquerdo, com soluções de mercado interessantes, segue-se a posição de médio-defensivo. Apesar de nesta última época se ter utilizado Zápater e Pedro Mendes nessa posição, ambos não são trincos puros mas sim médios-centro. Actualmente o Sporting não tem um médio-defensivo puro, com características ideias para desempenhar tal função específica no centro do campo, e tem se ressentido mais nessa mesma posição, por não ter um jogador alto que ganhe a maioria das "segundas-bolas", possante, raçudo e de grande desarme, que "corte" logo os lances ofensivos da equipa adversária para permitir que a sua equipa se organize defensivamente. Soluções no mercado:


Víctor Cáceres: actualmente no Libertad do Paraguai, este médio-defensivo de 26 anos e 1.86, foi titular no Mundial de 2010 pela sua selecção, demonstrando grande categoria á frente da defesa, com um excelente jogo aéreo, passe e inteligência no desarme. Já com mais de 140 jogos pela sua equipa, seria um alvo bastante acessível tendo em conta a sua qualidade.


Radosav Petrovic: com 22 anos e 1.93 de altura, este jogador do Partizan já foi dado como certo no Sporting, acabando por a transferência não se realizar. Internacional pela Sérvia desde 2009, é considerado uma das maiores promessas do seu país, e a sua prestação na Champions só veio confirmar todo o seu potencial. Já muito cobiçado por vários clubes, destaca-se no jogo aéreo, passe e visão de jogo, não sendo um jogador lento tendo em conta a sua altura.


Victor Ibarbo:  comparado a Freddy Rincon e Faustino Asprilla, pelas suas características, este colombiano é uma das maiores esperanças sul-americanas. Actualmente no Atlético Nacional, este jogador de apenas 20 anos já é titular indiscutível neste clube histórico da Colômbia, podendo jogar nas alas, ou a médio-defensivo. Destaca-se na grande velocidade, robustez física, pulmão inesgotável e excelente técnica.

 
Claudio Yacob: capitão do Racing Avellaneda, este jogador de 23 anos e 1.83 que já foi associado ao Sporting, tem-se destacado no campeonato argentino com um grande posicionamento em campo, bom tempo de corte, grande pulmão, saindo bem a jogar com excelente qualidade de passe e visão de jogo. O único entrave de um possível negócio seria o valor exigido pelo clube da Argentina, que ronda os 5 milhões de euros.

Concorda com estas opções? Que outras opções seriam interessantes para o reforço do plantel nesta posição?

2 comentários:

Nando disse...

não podia ser melhor, 4 hipoteses muito crediveis pois valor não lhes falta.

Se tivesse que escolher 2, talvez não exita-se a escolher o Petrovic e o Victor Ibarbo. Dois jovens com muito futuro há sua frente e que, a médio prazo, o Sporting podia vir a fazer um grande retorno financeiro com eles.

Leão1906 disse...

Obrigado pelo seu comentário caro Nando. Coloquei as opções que na minha opinião maior retorno desportivo e financeiro dariam ao Sporting.

Saudações Leoninas