segunda-feira, 16 de maio de 2011

Plantel 2011/12- Empréstimos

 Depois de no anterior post, darmos a nossa opinião sobre jogadores do actual plantel que no nosso ponto de vista deviam ser vendidos ou dispensados, vamos abordar neste post, os jogadores que devem ser emprestados. Em casos distintos o objectivo dos empréstimos é sempre o mesmo: valorizar o passe, potenciar as qualidades, dando maior rotatividade ao jogador,se possível em ligas competitivas.

  
Cédric Soares: sendo um jogador muito parecido com João Pereira na compleição física, é semelhante também no pulmão inesgotável, na grande predisposição ofensiva e na polivalência, podendo jogar a médio-ala ou extremo-direito. Mas apresenta outras características importantes como segurança defensiva, grande concentração e inteligência. Desde muito cedo lhe reconheceram potencial, sendo um jogador muito ambicioso e regular, conseguiu chegar aos séniores do Sporting, numa evolução espantosa. Precisa de jogar para manter a sua evolução, e na nossa opinião, clubes como Paços de Ferreira, Beira-Mar, Rio Ave ou Vitória de Setúbal seriam benéficos para ganhar maturidade, experiência e "estofo" psicológico.




 Alberto Zapater: vindo do Génova de Itália, o médio espanhol não fez uma época positiva, apenas destacando as excelentes exibições contra Lille e Estoril. Um erro por parte da equipa técnica do Sporting, foi sem dúvida colocar Zapater ao lado de André Santos, num duplo-pivot quando ambos são médios-centro, e não médios "box-to-box" ou defensivos. Apesar de o considerarem um "flop" relembramos que este jogador foi capitão num Saragoça com excelentes jogadores como os irmãos Milito, D´Alessandro, Oliveira, Ayala ou Pablo Aimar, sendo mesmo idolatrado pelos adeptos daquela região de Espanha. Tem qualidade, mas os problemas de adaptação, um treinador tacticamente fraco, e a falta de confiança foram os prováveis factores que condicionaram o seu rendimento. Com um bom treinador, acreditamos que o seu rendimento subia a pique, mas defendemos um empréstimo a clubes como Sporting de Braga ou Vitória de Guimarães, e não a venda em definitivo.


 Nuno André Coelho: fazendo o trajecto inverso de João Moutinho, muitos aguardavam a estreia deste defesa-central comparado com Ricardo Carvalho, que teve um início de época muito bom. Após esse fulgor inicial e talvez prejudicado pelo rendimento geral da equipa, passou de titular indiscutível para o banco, onde se sentou até ao final da época, entrando em alguns jogos como suplente. É um jogador com grande potencial, mas na próxima época, com os possíveis reforços terá poucas oportunidades; o empréstimo é a melhor solução.

                                                                  
Diogo Salomão: contratado ao Real Massamá por um valor irrisório, logo na pré-época demonstrou ter um potencial tremendo. Fez boas exibições, destacando-se no drible, velocidade, técnica, visão de jogo e passe, mas faltando-lhe um atributo importante na sua posição: força/massa muscular. Esse pequeno pormenor fez diferença em alguns lances divididos, perdendo várias bolas por "falta de físico". O empréstimo é a única solução.

                                     
Carlos Saleiro:  não há muito a dizer sobre a sua época, onde foi usado na maioria dos jogos para "queimar tempo". Raramente entrou como titular, e quando chamado tentou cumprir da melhor forma. Tendo poucas hipóteses de jogar a titular, tendo apenas Hélder Postiga pela frente, muito menos terá com os novos reforços. Empréstimo a clubes como Sporting de Braga, Vitória de Guimarães ou Nacional seriam boas hipóteses na nossa opinião.                                        

1 comentário:

Nando disse...

Totalmente de acordo.